Porquê formação em Inovação em Saúde?

Write your awesome label here.
As tecnologias baseadas na inteligência artificial (IA) já estão presentes na saúde há décadas. As aplicações são variadas e incluem áreas do diagnóstico, tratamento, relação com utentes e aplicações administrativas e de gestão.
Mas como é que a IA já está a ser usada em saúde? Quais são os benefícios práticos desta abordagem inovadora para os cidadãos e os profissionais de saúde? E que desafios enfrentamos ao aplicar a IA?
Não se podem negar os resultados promissores da IA. Assim, revela-se essencial que todos nós façamos um esforço com vista a obter conhecimentos relativamente a estes mecanismos inteligentes, percebendo como os utilizar e como retirar todo o seu potencial.

Objetivos

Apresentar conceitos e aplicações da IA na sociedade.
Destacar as oportunidades da IA em diversos setores da sociedade, com destaque para a saúde.
Demonstrar exemplos de uso da IA e benefícios práticos.
Destacar benefícios e barreiras para a adoção da IA em saúde.
Inspirar a exploração de novas aplicações da IA.

Sabia que...?

O inquérito Reimagining Better Health 2023, uma iniciativa da GE United States, feito junto de 5500 doentes e associações de doentes, juntamente com 2000 médicos em oito países, quis avaliar o sentimento dos médicos e dos doentes sobre o atual sistema de cuidados de saúde. Embora a maioria dos médicos (61 %) acredite que as tecnologias de inteligência artificial possam apoiar a tomada de decisões clínicas, permitir intervenções de saúde mais rápidas (54 %) e ajudar a melhorar a ciência operacional (55 %), a desconfiança e o ceticismo em contextos médicos é predominante entre todas as partes interessadas.
Tavares et al. (2019). Gestão do risco não clínico in Segurança do Paciente: conhecendo os riscos nas organizações de saúde.
Empty space, drag to resize
A inteligência artificial possui um enorme potencial para melhorar a saúde de milhões de pessoas em todo o mundo, mas apenas se a ética e os direitos humanos forem colocados no centro do seu desenho, conceção, implementação e uso. Como toda a tecnologia, também a inteligência artificial pode ser mal utilizada e causar danos.
Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da Organização Mundial da Saúde.
Empty space, drag to resize
39 % dos portugueses receia a Inteligência Artificial. Os serviços de saúde (46,5 %) constituem a principal área que os portugueses querem que evolua digitalmente.
Estudo de Literacia Digital 2022 da Fundação PHC.

Conheça as nossos cursos de Inovação em Saúde

Pronto para o próximo nível?

Diferencie-se com formações de elevada qualidade.

Criado com