Perguntas Frequentes

A Health UP

O que é a Health UP?

A Health UP é uma empresa que se dedica à formação e consultoria nas áreas fundamentais da saúde. O nosso compromisso é dotar os profissionais de saúde das competências e ferramentas necessárias para atingirem níveis inéditos de qualidade e excelência na sua prática diária.
Acreditamos que estes profissionais, através do seu exemplo, podem desempenhar um papel crucial ao influenciar positivamente as instituições em que trabalham.
Na Health UP estamos empenhados em criar uma comunidade de líderes apaixonados pelo bem-estar e pela saúde, prontos para inspirar e promover uma diferença tangível no mundo.

Que tipos de formação têm disponíveis e em que áreas?

Temos formação a distância assíncrona e síncrona e formação presencial.
A formação a distância assíncrona está sempre disponível e é feita através da plataforma de aprendizagem Health UP. Esta plataforma permite total flexibilidade nos tempos e horários de acesso. Não está estipulado um número de horas por dia, cabendo ao formando fazer a própria gestão do tempo.
A formação síncrona é feita através da plataforma de aprendizagem Health UP. Pode ser feita a pedido da organização de saúde ou por iniciativa da Health UP, que divulga as datas e os horários de realização através das redes sociais e do envio de e-mail para a sua lista de contactos.  
A formação presencial pode ser feita a pedido da organização de saúde, no local de trabalho ou local a definir, ou por iniciativa da Health UP, que divulga as datas, os horários e o local de realização através das redes sociais e do envio de e-mail para a sua lista de contactos.
As nossas áreas de atuação incluem: Equipamentos/Metrologia, Imuno-hematologia, Inovação em Saúde, Qualidade, Relacionamento com o Utente e Segurança do Doente.

Têm outros serviços para além da formação?

A Health UP dispõe igualmente de serviços de consultoria, nomeadamente, criação ou reorganização do espaço da colheita de sangue, auditorias internas e verificação documental.
Para mais informação, consulte a descrição dos nossos serviços de consultoria ou entre em contacto connosco.

Acesso à Formação

Como posso inscrever-me num curso?

Para efetuar a inscrição num curso, deverá criar um registo de utilizador na Plataforma de Aprendizagem Health UP, escolher o curso que pretende frequentar e efetuar a compra.
A inscrição do formando na Plataforma só é considerada válida após a leitura e a aceitação do Regulamento da Formação, no qual se inclui o Contrato da Formação e a Declaração de Divulgação de Imagens, não podendo dar início a nenhum curso sem a aceitação deste documento.

O que é a Plataforma de Aprendizagem Health UP e para que serve?

A Plataforma de Aprendizagem Health UP é a nossa “Escola Online”. É um espaço virtual onde a nossa comunidade de formandos e formadores se pode encontrar, interagir, escolher os seus cursos, gerir o seu percurso formativo, desenvolver competências e atualizar e adquirir conhecimento.
Cada membro da comunidade tem o seu utilizador e acesso a uma área pessoal privada.

Depois de escolher um curso de formação online assíncrono, quando o posso iniciar?

Para as sessões de formação assíncronas, o curso fica disponível na sua área de aluno da Plataforma de Aprendizagem Health UP após ter efetuado a compra, enviado comprovativo do pagamento e realizada a sessão síncrona de boas-vindas.
O comprovativo da transferência bancária deve ser enviado para o e-mail contacto@healthup.pt.
Após a receção do comprovativo do pagamento efetuado, a Health UP entrará em contacto com o formando para marcar a sessão síncrona de boas-vindas. Esta sessão marca o início do curso e desbloqueia o acesso do curso ao formando.
Antes de começar a visualizar os módulos formativos do curso, deverá consultar e aceitar o Regulamento da Formação com Contrato da Formação e Declaração de Divulgação de Imagens disponível no módulo “Antes de Começar”.

Como se processa o pagamento das sessões de formação síncronas e presenciais?

Para as sessões síncronas e presenciais, o pagamento deve ser efetuado até 5 dias úteis antes do início do curso, devendo ser enviado o comprovativo de pagamento para contacto@healthup.pt.
Em caso de desistência até 5 dias úteis antes do início do curso, o valor será devolvido na totalidade.
Nenhum valor será reembolsado caso a desistência ocorra num prazo inferior a 5 dias antes do início do curso, independentemente da data de inscrição.
A não comparência a uma ou mesmo à totalidade das sessões do curso não justificará qualquer tipo de devolução ou compensação.

Que formas de pagamento são aceites?

O pagamento é feito através de transferência bancária:
- IBAN: PT50 0010 0000 5816 0480 0011 0
- Banco BPI
- Destinatário: HealthUp – Formação e Consultadoria na Saúde, Lda.
O comprovativo deve ser enviado para o e-mailcontacto@healthup.pt.

Existe um número mínimo de participantes para os cursos?

Para as formações a distância assíncronas, não há número mínimo de participantes.
Para as formações a distância síncronas, o número mínimo é de três participantes.
Para as formações presenciais, o número mínimo é de cinco participantes.

Quais os requisitos técnicos para frequentar um curso online?

Acesso a computador, tablet ou dispositivo móvel com acesso à Internet e com áudio.
Os formandos são responsáveis por possuir conhecimentos informáticos de base para aceder às plataformas (Google Meet ou Zoom e Health UP) e garantir a qualidade da sua ligação à Internet.
Acesso à Plataforma de Aprendizagem Health UP.

Existem outros requisitos para fazer o curso?

Para efetuar cursos da Health UP é ainda necessário assegurar os seguintes requisitos:
  • Idade igual ou superior a 18 anos;
  • Domínio oral e escrito da língua portuguesa;
  • Sendo um formação online, é recomendado um espaço com boa iluminação e sossegado para que possa tirar o máximo partido desta formação.

Execução da Formação

O que incluem os módulos dos cursos em formato online assíncrono?

Os cursos online disponibilizados pela Health UP recorrem a vários tipos de atividades e instrumentos de ensino que procuram maximizar o foco e a assimilação de conhecimento dos nossos formandos.
Os módulos dos nossos cursos incluem instrumentos, como vídeo, áudio, documentos, ebook, sessões síncronas com o formador, formulários, questionários, testes, trabalhos de casa, exercícios, entre outros.

Como funciona a formação em formato online assíncrono?

O acesso aos cursos é feito através da Plataforma de Aprendizagem Health UP. Durante o período de acesso previsto, o curso pode ser acedido em qualquer altura, retomando no ponto em que ficou no último acesso.
Os cursos são compostos por vários módulos, constituídos por vídeos e ainda podem conter atividades e documentos de apoio. 
Os formandos podem percorrer o curso através do “Navegador” que lista todos os módulos e atividades. Selecionando uma atividade, esta é carregada e fica visível no “Leitor do Curso”.
Através do “Leitor do Curso”, é possível avançar para a próxima atividade ou voltar à atividade anterior.
Aconselhamos a realizar o curso de um modo faseado (módulo a módulo), uma vez que este requer toda a sua atenção.
É obrigatória a visualização de todos os conteúdos, encontrando-se o acesso bloqueado aos módulos seguintes até que visualize os conteúdos e realize as respetivas atividades.

Durante quanto tempo tenho acesso ao curso?

Salvo indicação em contrário, o curso fica disponível durante 15 dias, a partir da data de início do curso. Após este período, o curso fica indisponível, não havendo qualquer devolução ou compensação.
A data da sessão síncrona de boas-vindas marca a data de início do curso e desbloqueia o seu acesso.

Entrei no curso, mas alguns conteúdos ou módulos não estão disponíveis. Porquê?

Se o conteúdo não tiver disponível deverá entrar em contacto com o suporte técnico enviando e-mail para contacto@healthup.pt ou através da opção “Suporte Técnico” disponível no menu “Ajuda” na sua área pessoal da Plataforma de Aprendizagem Health UP.

Como posso esclarecer dúvidas relacionadas com os cursos?

Caso tenha dúvidas relacionadas com o curso, deverá enviá-las através da opção “Fale com o Formador” disponível no menu “Ajuda”, na sua área pessoal da Plataforma de Aprendizagem Health UP. As respostas serão dadas pela mesma via, no prazo estimado de 48 horas.
Uma alternativa pode passar por marcar sessão síncrona com o formador, caso sejam muitas dúvidas ou se forem muito complexas.

Em que línguas estão disponíveis os cursos?

Atualmente, os cursos estão disponíveis apenas em português.

Que material é disponibilizado nos cursos?

Para além do acesso aos vários módulos formativos e de avaliação do curso, durante o período em que o acesso ao curso está ativo, o formando pode descarregar o Regulamento da Formação, o Programa, a Bibliografia, o Manual de Apoio Pedagógico e outros documentos que sejam disponibilizados no curso.

Não consigo entrar na Plataforma de Aprendizagem Health UP. O que faço?

O site e a plataforma de aprendizagem da Health UP são alojados e suportados com recurso a alguns serviços, cuja gestão é externa à Health UP. Apesar de serem serviços com taxa de disponibilidade de 99,9 %, pode acontecer que fiquem indisponíveis por breves instantes. Se tal acontecer, entre em contacto connosco para o e-mail contacto@healthup.pt.

Avaliação de Conhecimento

Como é testado o meu conhecimento?

A metodologia de avaliação das aprendizagens tem como base uma Avaliação Sumativa, concretizada através de um teste disponibilizado no final do curso, cuja finalidade é a de verificar se os resultados esperados foram alcançados pelo formando.

Quais os critérios para concluir com sucesso um curso?

Considera-se que o formando teve aproveitamento no curso quando a sua classificação no teste de avaliação final for igual ou superior a 70 %. A nota final é dada de acordo com a escala de avaliação quantitativa de 0 % a 100 %. No final do curso, se obtiver aprovação, o formando tem direito a receber um Certificado de Conclusão de Formação.

Emitem certificados de formação?

Sim. O formando tem direito a receber um Certificado de Conclusão da Formação desde que conclua o curso “Com Aproveitamento”, o que significa ter uma nota igual ou superior a 70 % no teste de avaliação, realizar todas as atividades propostas e preencher o Questionário de Avaliação da Formação do respetivo curso. 

E se não conseguir concluir o curso “Com Aproveitamento”?

Considera-se que o formando não teve aproveitamento no curso quando a sua classificação no elemento de avaliação final for inferior ou igual a 69 %.
Para os formandos que obtenham uma nota entre os 60 % e os 69 % e queiram repetir a avaliação de conhecimento para ter o Certificado de Conclusão da Formação, é feita uma prova oral com as perguntas que o formando tenha errado. Mesmo que acerte em todas as perguntas, a nota a atribuir será sempre de 70 %.
Para os formandos que tenham nota igual ou inferior a 60 % e queiram repetir a avaliação para ter o Certificado de Conclusão da Formação, deverá proceder ao pagamento de 20 % do valor total do curso. 

E se não conseguir concluir o curso dentro do prazo definido?

Caso o formando não conclua o curso no período definido, o acesso será bloqueado. O desbloqueio será realizado mediante o pagamento do valor da totalidade do curso. Nesta situação, o formando recomeça o curso.

Outras Questões

Se tiver alguma questão, como posso entrar em contacto convosco?

Pode entrar em contacto connosco através:
  • Do e-mail
    contacto@healthup.pt;
  • Do formulário de contacto;
  • Através da opção "Fale Connosco", disponível no menu "Ajuda" na sua área pessoal da Plataforma de Aprendizagem Health UP;
  • Do número 919248910.
Responderemos, o mais breve possível, a todos os e-mail e mensagens.
Drag to resize
Não encontrou resposta para a sua dúvida? Fale connosco!
Criado com