Perguntas Frequentes

A Health UP

O que é a Health UP?

A Health UP dedica-se à formação e consultoria nas áreas fundamentais da saúde. O nosso compromisso é capacitar os profissionais de saúde com as competências e ferramentas necessárias para atingirem elevados patamares de qualidade e eficácia na sua prática diária.
Acreditamos que os profissionais de saúde têm o poder de transformar o ambiente em que atuam, elevando os padrões de cuidado e inspirando mudanças positivas nas instituições em que que trabalham.
Na Health UP, estamos empenhados em criar uma comunidade de recursos humanos capacitados ao mais alto nível nas diversas subespecializações na área da saúde.

Que tipos de formação têm disponíveis e em que áreas?

Temos formação a distância assíncrona e síncrona e formação presencial.
A formação a distância assíncrona está sempre disponível e é feita através da plataforma de aprendizagem Health UP. Esta plataforma permite total flexibilidade nos tempos e horários de acesso. Não está estipulado um número de horas por dia, cabendo-te fazer a tua própria gestão do tempo.
A formação síncrona é feita através da plataforma de aprendizagem Health UP. Pode ser feita a pedido da organização de saúde ou por iniciativa da Health UP, que divulga as datas e os horários de realização através das redes sociais e do envio de e-mail para a nossa lista de contactos.  
A formação presencial pode ser feita a pedido da organização de saúde, no local de trabalho ou local a definir, ou por iniciativa da Health UP, que divulga as datas, os horários e o local de realização através das redes sociais e do envio de email para a nossa lista de contactos.
As nossas áreas de atuação incluem: Equipamentos/Metrologia, Imuno-hematologia, Inovação em Saúde, Qualidade, Relacionamento com o Utente e Segurança do Doente.

Têm outros serviços para além da formação?

A Health UP dispõe igualmente de serviços de consultoria, nomeadamente, revisão de documentos (teses, artigos científicos, relatórios, instruções de trabalho, entre outros), verificação do preenchimento de documentos (consentimento informado, registos de administração de fármacos, registos da administração de componentes sanguíneos, etc.) e humanização dos espaços de saúde.
Para mais informação, consulta a descrição dos nossos serviços de consultoria ou entra em contacto connosco.

Acesso à Formação

Como posso inscrever-me num curso?

Para efetuares a inscrição num curso, deverás criar um registo de utilizador na Plataforma de Aprendizagem Health UP, escolher o curso que pretendes e efetuar a compra.
A tua inscrição na Plataforma só é considerada válida após a leitura e a aceitação do Regulamento da Formação, no qual se inclui o Contrato da Formação e a Declaração de Divulgação de Imagens, não podendo dar início a nenhum curso sem a aceitação deste documento.

O que é a Plataforma de Aprendizagem Health UP e para que serve?

A Plataforma de Aprendizagem Health UP é a nossa “Escola Online”. É um espaço virtual onde a nossa comunidade de formandos e formadores se pode encontrar, interagir, escolher os seus cursos, gerir o seu percurso formativo, desenvolver competências e atualizar e adquirir conhecimento.
Cada membro da comunidade tem o seu utilizador e acesso a uma área pessoal privada.

Depois de escolher um curso de formação online assíncrono, quando o posso iniciar?

Para as sessões de formação assíncronas, o curso fica disponível na tua área de aluno da Plataforma de Aprendizagem Health UP após teres efetuado a compra, enviado comprovativo do pagamento e realizada a sessão síncrona de boas-vindas.
O comprovativo da transferência bancária deve ser enviado para o e-mail contacto@healthup.pt.
Após a receção do comprovativo do pagamento efetuado, a Health UP entrará em contacto contigo para marcar a sessão síncrona de boas-vindas. Esta sessão marca o início do curso e desbloqueia o teu acesso do curso.
Antes de começares a visualizar os módulos formativos do curso, deverás consultar e aceitar o Regulamento da Formação com Contrato da Formação e Declaração de Divulgação de Imagens disponível no módulo “Antes de Começar”.

Como se processa o pagamento das sessões de formação síncronas e presenciais?

Para as sessões síncronas e presenciais, o pagamento deve ser efetuado até 5 dias úteis antes do início do curso, devendo ser enviado o comprovativo de pagamento para contacto@healthup.pt.
Em caso de desistência até 5 dias úteis antes do início do curso, o valor será devolvido na totalidade.
Nenhum valor será reembolsado caso a desistência ocorra num prazo inferior a 5 dias antes do início do curso, independentemente da data de inscrição.
A não comparência a uma ou mesmo à totalidade das sessões do curso não justificará qualquer tipo de devolução ou compensação.

Que formas de pagamento são aceites?

O pagamento é feito através de transferência bancária:
- IBAN: PT50 0010 0000 5816 0480 0011 0
- Banco BPI
- Destinatário: HealthUp – Formação e Consultadoria na Saúde, Lda.
O comprovativo deve ser enviado para o e-mail: contacto@healthup.pt.

Existe um número mínimo de participantes para os cursos?

Para as formações a distância assíncronas, não há número mínimo de participantes.
Para as formações a distância síncronas, o número mínimo é de três participantes.
Para as formações presenciais, o número mínimo é de cinco participantes.

Quais os requisitos técnicos para frequentar um curso online?

Acesso a computador, tablet ou dispositivo móvel com acesso à Internet e com áudio.
És responsável por ter conhecimentos informáticos de base para aceder às plataformas (Google Meet ou Zoom e Health UP) e garantir a qualidade da tua ligação à Internet.
Acesso à Plataforma de Aprendizagem Health UP.

Existem outros requisitos para fazer o curso?

Para frequentares os cursos da Health UP é ainda necessário assegurares os seguintes requisitos:
  • Idade igual ou superior a 18 anos;
  • Domínio oral e escrito da língua portuguesa;
  • Sendo uma formação online, é recomendado um espaço com boa iluminação e sossegado para que possas tirar o máximo partido desta formação.

Execução da Formação

O que incluem os módulos dos cursos em formato online assíncrono?

Os cursos online disponibilizados pela Health UP recorrem a vários tipos de atividades e instrumentos de ensino que procuram maximizar o foco e a assimilação de conhecimento dos nossos formandos.
Os módulos dos nossos cursos incluem instrumentos, como vídeo, áudio, documentos, ebook, sessões síncronas com o formador, formulários, questionários, testes, trabalhos de casa, exercícios, entre outros.

Como funciona a formação em formato online assíncrono?

O acesso aos cursos é feito através da Plataforma de Aprendizagem Health UP. Durante o período de acesso previsto, o curso pode ser acedido em qualquer altura, retomando no ponto em que ficou no último acesso.
Os cursos são compostos por vários módulos, constituídos por vídeos e ainda podem conter atividades e documentos de apoio. 
Podes percorrer o curso através do “Navegador” que lista todos os módulos e atividades. Selecionando uma atividade, esta é carregada e fica visível no “Leitor do Curso”.
Através do “Leitor do Curso”, é possível avançar para a próxima atividade ou voltar à atividade anterior.
Aconselhamos a realizar o curso de um modo faseado (módulo a módulo), uma vez que este requer toda a tua atenção.
É obrigatória a visualização de todos os conteúdos, encontrando-se o acesso bloqueado aos módulos seguintes até que visualizes os conteúdos e realizes as respetivas atividades.

Durante quanto tempo tenho acesso ao curso?

Salvo indicação em contrário, o curso fica disponível durante 15 dias, a partir da data de início do curso. Após este período, o curso fica indisponível, não havendo qualquer devolução ou compensação.
A data da sessão síncrona de boas-vindas marca a data de início do curso e desbloqueia o teu acesso.

Entrei no curso, mas alguns conteúdos ou módulos não estão disponíveis. Porquê?

Se o conteúdo não tiver disponível deverás entrar em contacto com o suporte técnico enviando e-mail para contacto@healthup.pt ou através da opção “Suporte Técnico” disponível no menu “Ajuda” na tua área pessoal da Plataforma de Aprendizagem Health UP.

Como posso esclarecer dúvidas relacionadas com os cursos?

Caso tenhas dúvidas relacionadas com o curso, deverás enviá-las através da opção “Fala com o Formador” disponível no menu “Ajuda”, na tua área pessoal da Plataforma de Aprendizagem Health UP. As respostas serão dadas pela mesma via, no prazo estimado de 48 horas.
Uma alternativa pode passar por marcares sessão síncrona com o formador, caso sejam muitas dúvidas ou se forem muito complexas.

Em que línguas estão disponíveis os cursos?

Os cursos estão disponíveis em português.

Que material é disponibilizado nos cursos?

Para além do acesso aos vários módulos formativos e de avaliação do curso, durante o período em que o acesso ao curso está ativo, podes descarregar o Regulamento da Formação, o Programa, a Bibliografia, o Manual de Apoio Pedagógico e outros documentos que sejam disponibilizados no curso.

Não consigo entrar na Plataforma de Aprendizagem Health UP. O que faço?

O site e a plataforma de aprendizagem da Health UP são alojados e suportados com recurso a alguns serviços, cuja gestão é externa à Health UP. Apesar de serem serviços com taxa de disponibilidade de 99,9 %, pode acontecer que fiquem indisponíveis por breves instantes. Se tal acontecer, entra em contacto connosco para o e-mail contacto@healthup.pt.

Avaliação de Conhecimento

Como é testado o meu conhecimento?

A metodologia de avaliação das aprendizagens tem como base uma Avaliação Sumativa, concretizada através de um teste disponibilizado no final do curso, cuja finalidade é a de verificar se alcançaste os resultados esperados.

Quais os critérios para concluir com sucesso um curso?

Considera-se que tiveste aproveitamento no curso quando a tua classificação no teste de avaliação final for igual ou superior a 70 %. A nota final é dada de acordo com a escala de avaliação quantitativa de 0 % a 100 %. No final do curso, se obtiveres aprovação, tens direito a receber um Certificado de Conclusão de Formação.

Emitem certificados de formação?

Sim. Tens direito a receber um Certificado de Conclusão da Formação desde que concluas o curso “Com Aproveitamento”, o que significa teres uma nota igual ou superior a 70 % no teste de avaliação, realizares todas as atividades propostas e preencheres o Questionário de Avaliação da Formação do respetivo curso. 

E se não conseguir concluir o curso “Com Aproveitamento”?

Considera-se que não tiveste aproveitamento no curso quando a tua classificação no elemento de avaliação final for inferior ou igual a 69 %.
Caso obtenhas uma nota entre os 60 % e os 69 % e queiras repetir a avaliação de conhecimento para ter o Certificado de Conclusão da Formação, é feita uma prova oral com as perguntas que tenhas errado. Mesmo que acertes em todas as perguntas, a nota a atribuir será sempre de 70 %.
Se tiveres uma nota igual ou inferior a 60 % e queiras repetir a avaliação para teres o Certificado de Conclusão da Formação, deverás proceder ao pagamento de 20 % do valor total do curso. 

E se não conseguir concluir o curso dentro do prazo definido?

Caso não concluas o curso no período definido, o acesso será bloqueado. O desbloqueio será realizado mediante o pagamento do valor da totalidade do curso. Nesta situação, recomeças o curso.

Outras Questões

Se tiver alguma questão, como posso entrar em contacto convosco?

Podes entrar em contacto connosco através:
  • Do e-mail contacto@healthup.pt;
  • Do formulário de contacto;
  • Através da opção "Fala Connosco", disponível no menu "Ajuda" na tua área pessoal da Plataforma de Aprendizagem Health UP;
  • Do número 910942161.
Prometemos responder em breve a todos os e-mail e mensagens.
Drag to resize
Não encontraste resposta para a tua dúvida? Fala connosco!
Criado com