Porquê formação em Imuno-hematologia?

Write your awesome label here.
A descoberta dos grupos sanguíneos ABO e Rh mudou o paradigma da transfusão no princípio do século XX, tendo marcado o início das transfusões seguras.
A transfusão de componentes do sangue é um dos procedimentos médicos mais realizados no mundo. Apesar de poder salvar vidas em casos de emergência médica, ou até em operações ou tratamento de doenças, a verdade é que pode resultar em complicações. É aí que entram os conhecimentos de imuno-hematologia, a ciência que estuda os antigénios, os anticorpos e a sua interação.

Objetivos

Clarificar conceitos básicos em imuno-hematologia.
Caracterizar os grupos sanguíneos.
Elucidar sobre a importância dos grupos sanguíneos na prática clínica e transfusional.

Sabia que...?

Em dezembro de 2022, a International Society of Blood Transfusion (ISBT) atualizou a tabela de sistemas de grupos sanguíneos descobertos até ao momento, com o Sistema Er. Esta descoberta foi muito importante, porque permitiu elucidar casos por resolver de anemia hemolítica do feto e do recém-nascido.
Empty space, drag to resize
Segundo a International Society of Blood Transfusion (ISBT), existem 44 sistemas de grupos sanguíneos e 354 antigénios reconhecidos até ao momento. 
Empty space, drag to resize
Os antigénios presentes na membrana dos glóbulos vermelhos podem estar na origem de conflitos imunológicos na transfusão, na gravidez e na transplantação, mas não existem somente para causar problemas. Têm a função nobre de definir a nossa identidade biológica e de participarem ativamente na vida celular.
Empty space, drag to resize
Para compreender a influência dos sistemas de grupos sanguíneos é necessário conhecer os seus antigénios e anticorpos e a forma como interagem.

Conheça as nossos cursos de Imuno-hematologia

Pronto para o próximo nível?

Diferencie-se com formações de elevada qualidade.

Criado com