A medicina é uma atividade humana. E, geralmente, é aplicada em seres humanos. Então a ideia de humanizar a medicina pode parecer algo redundante. Será que é mesmo assim? Não.
Nas últimas décadas, a Medicina foi marcada por uma constante procura de evolução técnico-científica. Ao longo da sua formação, o técnico de saúde (seja ele médico, enfermeiro, técnico superior de diagnóstico e terapêutica, farmacêutico, entre outros) é de tal maneira exposto à alta tecnologia, que o lado mais humano acaba por ser pouco explorado. Como consequência, todos nós assistimos a consultas ou atos médicos rápidos e frios, onde a tecnologia supera o diálogo.
Com o intuito de reverter esta situação, o conceito de humanização tem vindo a ganhar espaço no setor da saúde. Mas afinal o que é a medicina humanizada? Porque é importante e quais são os benefícios de a implementar no seu serviço de saúde?
Descubra as respostas a estas questões neste artigo.
O que é a medicina humanizada?
A medicina humanizada significa colocar as necessidades do paciente em primeiro lugar e tratá-lo como um ser único e individual. O foco é o paciente e não a doença, ou seja, não se leva apenas em consideração a doença, mas também como ela impacta o paciente. Assim, o indivíduo torna-se um participante ativo das decisões sobre o seu tratamento.
É claro que esta prática pressupõe empatia e escutar ativamente o paciente. Por isso, não depende apenas dos médicos, mas de toda a equipa que interage com o doente.
Apesar deste tema não ser novo, ele ganhou mais relevância nos últimos anos, não só devido à pandemia, mas também por causa das dificuldades que os serviços de saúde enfrentam. Em Portugal, por exemplo, foram realizadas em abril e maio um ciclo de Tertúlias com o tema "Medicina e Humanismo", que juntou vários profissionais da saúde em torno desta temática.
A verdade é que os doentes valorizam o profissional de saúde que é disponível, que transmite confiança, é empático, humano, próximo, franco, respeitoso e rigoroso.
Porque é importante?
Quando recorremos a um serviço de saúde, o que é que nos fica na memória? Os conhecimentos do médico? A sua competência? Ou o modo como fomos tratados e recebidos?
É claro que todos estes aspetos são importantes, mas a verdade é que a humanização é o grande diferencial para que um serviço de saúde seja lembrado e escolhido pelas pessoas. Apenas um atendimento eficaz pode não ser suficiente para que os utentes recomendem uma clínica ou um profissional a outras pessoas.
Quais os benefícios?
Todos têm a ganhar com um serviço de saúde mais humanizado. O utente fica mais confiante e os médicos e as instituições de saúde saem mais valorizados. Veja, pelo menos, 4 benefícios de ter um serviço mais humanizado na sua instituição:
1. Fideliza o paciente.
Um utente que é bem recebido, tratado com empatia e ouvido com interesse acaba por voltar. Se a sua experiência foi positiva, é muito provável que ele até recomende o serviço a outros.
2. Melhora a eficácia do tratamento.
O atendimento humanizado dá prioridade ao diálogo e às necessidades do paciente. Isso significa que, durante as conversas e cuidados com o paciente, os profissionais identificam problemas muito mais rapidamente. Quanto mais apoio o paciente receber, mais confiança terá na equipa que o acompanha, o que contribui para a eficácia do tratamento.
3. Melhora o ambiente organizacional.
Os estabelecimentos de saúde que privilegiam um atendimento mais humano também são exemplos desse tipo de tratamento com os seus profissionais. Geralmente, hospitais, clínicas e casas de repouso que dão prioridade ao ser humano, têm profissionais de saúde muito mais felizes e, consequentemente, menores índices de doenças laborais por insatisfação.
4. Aumenta a reputação da instituição de saúde.
Quando a organização de saúde estabelece laços com o utente, passa a ser conhecida pela forma humana com que desempenha as suas funções. Assim, a sua reputação passa a ser mais sólida junto da comunidade, parceiros, colaboradores e lideranças.
Como humanizar o seu serviço de saúde?
As pessoas são o alicerce de qualquer serviço de saúde. Por isso, é urgente formar e treinar todos os colaboradores no sentido de tornar o atendimento mais humano. Desde a receção até à liderança, passando por todos os profissionais, independentemente do grupo profissional a que pertençam, todos devem ser capacitados para prestar um serviço mais humano.
A pensar nessa necessidade, a HealthUp desenvolve cursos direcionados para todas as áreas da saúde com o intuito de valorizar os profissionais de saúde e as suas instituições.
Quer saber mais sobre a nossa oferta formativa? Aceda aqui.
Nas últimas décadas, a Medicina foi marcada por uma constante procura de evolução técnico-científica. Ao longo da sua formação, o técnico de saúde (seja ele médico, enfermeiro, técnico superior de diagnóstico e terapêutica, farmacêutico, entre outros) é de tal maneira exposto à alta tecnologia, que o lado mais humano acaba por ser pouco explorado. Como consequência, todos nós assistimos a consultas ou atos médicos rápidos e frios, onde a tecnologia supera o diálogo.
Com o intuito de reverter esta situação, o conceito de humanização tem vindo a ganhar espaço no setor da saúde. Mas afinal o que é a medicina humanizada? Porque é importante e quais são os benefícios de a implementar no seu serviço de saúde?
Descubra as respostas a estas questões neste artigo.
O que é a medicina humanizada?
A medicina humanizada significa colocar as necessidades do paciente em primeiro lugar e tratá-lo como um ser único e individual. O foco é o paciente e não a doença, ou seja, não se leva apenas em consideração a doença, mas também como ela impacta o paciente. Assim, o indivíduo torna-se um participante ativo das decisões sobre o seu tratamento.
É claro que esta prática pressupõe empatia e escutar ativamente o paciente. Por isso, não depende apenas dos médicos, mas de toda a equipa que interage com o doente.
Apesar deste tema não ser novo, ele ganhou mais relevância nos últimos anos, não só devido à pandemia, mas também por causa das dificuldades que os serviços de saúde enfrentam. Em Portugal, por exemplo, foram realizadas em abril e maio um ciclo de Tertúlias com o tema "Medicina e Humanismo", que juntou vários profissionais da saúde em torno desta temática.
A verdade é que os doentes valorizam o profissional de saúde que é disponível, que transmite confiança, é empático, humano, próximo, franco, respeitoso e rigoroso.
Porque é importante?
Quando recorremos a um serviço de saúde, o que é que nos fica na memória? Os conhecimentos do médico? A sua competência? Ou o modo como fomos tratados e recebidos?
É claro que todos estes aspetos são importantes, mas a verdade é que a humanização é o grande diferencial para que um serviço de saúde seja lembrado e escolhido pelas pessoas. Apenas um atendimento eficaz pode não ser suficiente para que os utentes recomendem uma clínica ou um profissional a outras pessoas.
Quais os benefícios?
Todos têm a ganhar com um serviço de saúde mais humanizado. O utente fica mais confiante e os médicos e as instituições de saúde saem mais valorizados. Veja, pelo menos, 4 benefícios de ter um serviço mais humanizado na sua instituição:
1. Fideliza o paciente.
Um utente que é bem recebido, tratado com empatia e ouvido com interesse acaba por voltar. Se a sua experiência foi positiva, é muito provável que ele até recomende o serviço a outros.
2. Melhora a eficácia do tratamento.
O atendimento humanizado dá prioridade ao diálogo e às necessidades do paciente. Isso significa que, durante as conversas e cuidados com o paciente, os profissionais identificam problemas muito mais rapidamente. Quanto mais apoio o paciente receber, mais confiança terá na equipa que o acompanha, o que contribui para a eficácia do tratamento.
3. Melhora o ambiente organizacional.
Os estabelecimentos de saúde que privilegiam um atendimento mais humano também são exemplos desse tipo de tratamento com os seus profissionais. Geralmente, hospitais, clínicas e casas de repouso que dão prioridade ao ser humano, têm profissionais de saúde muito mais felizes e, consequentemente, menores índices de doenças laborais por insatisfação.
4. Aumenta a reputação da instituição de saúde.
Quando a organização de saúde estabelece laços com o utente, passa a ser conhecida pela forma humana com que desempenha as suas funções. Assim, a sua reputação passa a ser mais sólida junto da comunidade, parceiros, colaboradores e lideranças.
Como humanizar o seu serviço de saúde?
As pessoas são o alicerce de qualquer serviço de saúde. Por isso, é urgente formar e treinar todos os colaboradores no sentido de tornar o atendimento mais humano. Desde a receção até à liderança, passando por todos os profissionais, independentemente do grupo profissional a que pertençam, todos devem ser capacitados para prestar um serviço mais humano.
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