Humanizar os espaços de saúde: Cuidar de fora para dentro

Sep 4 / Margarete Cardoso
Já reparaste que o ambiente à tua volta influencia o teu humor, o teu bem-estar e até a forma como reages aos diferentes estímulos? Na verdade, o lugar onde passamos a maior parte do nosso tempo pode ter um papel crucial na nossa qualidade de vida. E isso aplica-se a qualquer ambiente onde estejamos inseridos, seja ele profissional, familiar, público ou nos espaços de saúde que frequentamos ou onde trabalhamos!

A verdade é que o ambiente externo tem um impacto profundo no nosso bem-estar físico e emocional. De acordo com a Programação Neurolinguística (PNL), uma abordagem que estuda a conexão entre os processos neurológicos, a linguagem e o comportamento humano, o ambiente em que estamos inseridos afeta diretamente o nosso comportamento, as nossas capacidades e até mesmo as nossas crenças e valores mais profundos.       

O impacto do ambiente externo em contexto hospitalar   

Quando falamos em ambientes hospitalares, todos concordamos que o espaço envolvente tem uma grande influencia na forma como nos sentimos, como reagimos, como somos tratados e até como tratamos os outros. É verdade que os espaços de saúde têm de ser limpos e asséticos. Mas isso não tem de ser sinónimo de um espaço impessoal, frio e desgastado. Uma prova neste sentido são os locais de saúde que tratam dos mais novos. Nas alas hospitalares dedicadas às crianças, as paredes decoradas com cores vivas e imagens cativantes são a norma. Até as batas e as toucas de quem cuida dos mais novos refletem a preocupação em dar um estímulo positivo, e, assim, atenuar o período de dor ou de desconforto. Essa atenção aos detalhes não é apenas uma questão estética, mas sim uma estratégia pensada para proporcionar um ambiente mais acolhedor e reconfortante a estes pequenos pacientes. Estes espaços são projetados para que as crianças se sintam mais "em casa" e acolhidas. 

Então, porque não se faz o mesmo com o mundo dos adultos?

É verdade que uma criança não tem a mesma capacidade de lidar com a dor como um adulto. No entanto, até o adulto mais forte se pode tornar numa "criança desamparada", que precisa de conforto e acolhimento, quando está no limite da sua própria dor.

Imagina entrar num consultório médico ou sala de espera com uma decoração acolhedora, que transmite emoções positivas e sensação de conforto. Essa simples mudança no ambiente pode fazer toda a diferença na experiência e no bem-estar do paciente. Da mesma forma, para os profissionais de saúde, um ambiente de trabalho positivo e colaborativo pode influenciar diretamente a sua qualidade de atendimento e os níveis de stress.   

O ambiente real nos espaços de saúde   

Infelizmente, a realidade que encontramos em muitos ambientes hospitalares é bem diferente. É crucial reconhecer que os ambientes onde os procedimentos de saúde ocorrem podem ser desorientadores, ruidosos e intimidadores para os utentes. Corredores frios e confusos, salas antigas e desgastadas, cores monótonas e outros ambientes impessoais, ao invés de transmitir conforto e segurança, só aumentam a sensação de desconforto e ansiedade nos pacientes. Ou seja, precisamente o contrário do que se pretende ao Humanizar os Espaços de Saúde.

Por isso, cuidar da saúde vai muito além de procedimentos médicos. Envolve criar um ambiente que promova o bem-estar físico e emocional de todos os envolvidos.    

Como a Health UP pode ajudar?

Na Health UP estamos atentos a essa realidade e, por isso, queremos ajudar os espaços de saúde a serem mais humanos, mais acolhedores e mais confortáveis. O nosso objetivo é simples: humanizar os espaços de saúde, estando atentos aos detalhes que fazem toda a diferença tanto na decoração quanto na informação disponibilizada aos utentes.

Com o nosso serviço de Consultoria em Humanização dos Espaços de Saúde, queremos tornar essa visão uma realidade. Acreditamos que os serviços de saúde não se devem focar exclusivamente em aspetos técnicos e científicos. É fulcral que se foquem na qualidade da interação entre utentes e profissionais, assim como no ambiente físico onde se prestam os cuidados. Queremos criar espaços funcionais, que promovam o conforto e a confiança dos utentes durante os seus procedimentos de saúde.

Afinal, humanizar os espaços de saúde também é cuidar. E quando temos um espaço acolhedor, confortável e positivo estamos a cuidar da saúde de fora para dentro.    


Vamos trabalhar juntos? Contacta-nos!


Imagem via Adobe Stock.

Não esperes mais

Investe em ti e torna-te um profissional de referência

Criado com