Curso Atendimento em Laboratório de Análises Clínicas
Mar 10
/
Margarete Cardoso
O dia no laboratório começa com uma longa lista de tarefas a cumprir, não é verdade? Os pacientes começam a chegar bem cedo e a sala de espera enche rapidamente. O atendimento em laboratórios de análises clínicas é realmente desafiante! Alguns utentes estão ansiosos, outros impacientes e alguns trazem consigo perguntas detalhadas sobre os exames que irão realizar.
Enquanto atendes os utentes e respondes às suas perguntas, precisas ainda de te coordenar com os teus colegas para garantir que os exames são realizados com precisão e eficiência. No meio de toda esta pressão, ainda tens de resolver problemas administrativos ou lidar com situações inesperadas.
Consegues perceber a importância do teu papel para a eficiência do laboratório e para a satisfação dos pacientes? A tua capacidade de gerir o tempo, manter a calma sob pressão e fornecer informações claras e tranquilizadoras aos utentes é crucial.
Gostarias de estar preparado para lidar com todo os tipos de utentes, mesmo os mais difíceis? E de conseguir proporcionar uma experiência positiva e atenciosa, independentemente das atitudes dos pacientes?
Enquanto atendes os utentes e respondes às suas perguntas, precisas ainda de te coordenar com os teus colegas para garantir que os exames são realizados com precisão e eficiência. No meio de toda esta pressão, ainda tens de resolver problemas administrativos ou lidar com situações inesperadas.
Consegues perceber a importância do teu papel para a eficiência do laboratório e para a satisfação dos pacientes? A tua capacidade de gerir o tempo, manter a calma sob pressão e fornecer informações claras e tranquilizadoras aos utentes é crucial.
Gostarias de estar preparado para lidar com todo os tipos de utentes, mesmo os mais difíceis? E de conseguir proporcionar uma experiência positiva e atenciosa, independentemente das atitudes dos pacientes?
Transforma a tua rotina e ganha confiança com o Curso de atendimento em laboratórios de análises clínicas
Vamos transformar a tua realidade com o curso da Health UP Boas-práticas no atendimento ao utente em laboratórios de análises clínicas. Aqui terás acesso a um conjunto de ferramentas e competências que não só te permitirão melhorar a qualidade da tua assistência administrativa, como também te ajudarão a sentires-te mais confiante e preparado para lidar com qualquer tipo de situação no atendimento.
Transforma a tua realidade quando efetuas atendimento em laboratórios de análises clínicas
No curso Boas-práticas no atendimento ao utente em laboratórios de análises clínicas terás a oportunidade de transformar o teu dia a dia:
O teu papel como assistente técnico/administrativo é essencial para a fidelização dos utentes ao laboratório e também para um ambiente de trabalho caloroso, onde todos se sintam bem.
Por isso, torna-te um profissional excecional no atendimento ao utente. Inscreve-te agora no curso Boas-práticas no atendimento ao utente em laboratórios de análises clínicas e está preparado para enfrentares os desafios do teu trabalho com confiança e competência.
Lembra-te: a qualidade da assistência administrativa é tão importante quanto os resultados dos exames em si. Aplicar as boas-práticas no atendimento faz toda a diferença!
- Domina a Gestão do Tempo: Aprende técnicas para dar prioridade a tarefas e lidar com a carga de trabalho intensa de forma eficaz.
- Comunica com Empatia: Desenvolve habilidades de comunicação que te permitam lidar com utentes ansiosos e colegas.
- Resolve Desafios Administrativos: Está preparado para lidar com situações inesperadas e ajudar os teus colegas quando necessário.
- Proporciona uma Experiência Positiva: Sê o profissional que faz com que os utentes se sintam cuidados e ouvidos, mesmo em momentos de stress.
O teu papel como assistente técnico/administrativo é essencial para a fidelização dos utentes ao laboratório e também para um ambiente de trabalho caloroso, onde todos se sintam bem.
Por isso, torna-te um profissional excecional no atendimento ao utente. Inscreve-te agora no curso Boas-práticas no atendimento ao utente em laboratórios de análises clínicas e está preparado para enfrentares os desafios do teu trabalho com confiança e competência.
Lembra-te: a qualidade da assistência administrativa é tão importante quanto os resultados dos exames em si. Aplicar as boas-práticas no atendimento faz toda a diferença!
Imagem via Adobe Stock.
Critérios de Aceitação dos Equipamentos
Este documento foi criado com o objetivo de concentrar informação acerca dos critérios de aceitação definidos para cada equipamento do serviço de saúde.
É muito útil, sobretudo para os serviços de saúde que dispõem de um número elevado de equipamentos.
Deve ser feito, preferencialmente, em folha Excel e existir apenas em formato digital.
Deve ser fornecido aos técnicos do laboratório que realizam as calibrações e os ensaios para que saibam exatamente o que medir em cada equipamento e consigam localizar facilmente os equipamentos, de modo a diminuir o potencial número de erros que podem existir nos certificados de calibração e nos relatórios de ensaio. Também deve ser usado no momento da análise de certificados de calibração e de relatórios de ensaio.
Estado Metrológico dos Equipamentos
Este documento foi criado com o objetivo de concentrar informação sobre o estado metrológico de cada equipamento, após a análise dos certificados de calibração e dos relatórios de ensaio.
Deve ser feito, preferencialmente, em folha Excel e existir apenas em formato digital.
Este documento é muito útil, sobretudo para os serviços de saúde que dispõem de um número elevado de equipamentos, na medida em que fornece uma visão geral do estado metrológico dos equipamentos.
Deve ser feito, preferencialmente, em folha Excel e existir apenas em formato digital.
Este documento é muito útil, sobretudo para os serviços de saúde que dispõem de um número elevado de equipamentos, na medida em que fornece uma visão geral do estado metrológico dos equipamentos.
Avaliação de Relatório de Ensaio
A avaliação dos relatórios compreende a análise do seu conteúdo e dos resultados.
Os resultados dos relatórios devem ser analisados face a critérios de aceitação/rejeição que o serviço de saúde tiver estabelecido, devendo ter em consideração os seus erros e a incerteza da medição.
A análise é da responsabilidade das organizações de saúde.
A Health UP criou o documento “Avaliação de Relatório de Ensaio” para as organizações de saúde procederem à análise do conteúdo e dos resultados dos relatórios.
Deve ficar evidenciado que os relatórios foram analisados e a tomada de decisão em relação ao equipamento que resultou dessa mesma análise.
A análise do conteúdo deve seguir o indicado na Norma ISO 17025, que define os requisitos comuns para os relatórios de ensaio emitidos pelos laboratórios com competência comprovada para o efeito.
Os resultados dos relatórios devem ser analisados face a critérios de aceitação/rejeição que o serviço de saúde tiver estabelecido, devendo ter em consideração os seus erros e a incerteza da medição.
A análise é da responsabilidade das organizações de saúde.
A Health UP criou o documento “Avaliação de Relatório de Ensaio” para as organizações de saúde procederem à análise do conteúdo e dos resultados dos relatórios.
Deve ficar evidenciado que os relatórios foram analisados e a tomada de decisão em relação ao equipamento que resultou dessa mesma análise.
Avaliação de Relatório Conclusivo
A avaliação dos certificados de calibração e dos relatórios de ensaio compreende a análise do seu conteúdo e dos resultados.
A Health UP criou o documento “Avaliação de Relatório Conclusivo” para as organizações de saúde evidenciarem a análise dos relatórios.
A análise do conteúdo deve seguir o indicado na Norma ISO 17025, que define os requisitos comuns para os relatórios de ensaio e os certificados de calibração emitidos pelos laboratórios com competência comprovada para o efeito.
Os resultados dos relatórios devem ser analisados face a critérios de aceitação/rejeição que o serviço de saúde tiver estabelecido, devendo ter em consideração os seus erros e a incerteza da medição.
No caso de a organização de saúde ter pedido um relatório conclusivo, a análise dos resultados já consta do relatório, tendo sido feita pelo laboratório que realizou a calibração e/ou o ensaio. Nesta situação, a organização de saúde solicita uma declaração de conformidade com uma especificação para o ensaio ou a calibração. A versão atual da ISO 17025 esclarece que a especificação e a regra de decisão devem estar claramente definidas.
A organização de saúde deverá fornecer ao laboratório o erro máximo admissível (EMA) do equipamento, a especificação e a regra de decisão.
A emissão de declarações de conformidade requer acordo prévio documentado com a organização de saúde.
A Health UP criou o documento “Avaliação de Relatório Conclusivo” para as organizações de saúde evidenciarem a análise dos relatórios.
Avaliação de Certificado de Calibração
A avaliação dos certificados de calibração compreende a análise do seu conteúdo e dos resultados.
A análise do conteúdo deve seguir o indicado na Norma ISO 17025, que define os requisitos comuns para os relatórios de ensaio e os certificados de calibração emitidos pelos laboratórios com competência comprovada para o efeito.
Os resultados dos relatórios devem ser analisados face a critérios de aceitação/rejeição que o serviço de saúde tiver estabelecido, devendo ter em consideração os seus erros e a incerteza da medição.
A análise é da responsabilidade das organizações de saúde.
A Health UP criou o documento “Avaliação de Certificado de Calibração” para as organizações de saúde procederem à análise do conteúdo e dos resultados dos relatórios.
Deve ficar evidenciado que os relatórios foram analisados e a tomada de decisão em relação ao equipamento que resultou dessa mesma análise.